Muito falado por aqui no blog, o Império Austro Húngaro, foi a união constitucional de duas coras da Europa que resultou na criação desse Império.
Seguindo mais uma vez uma vibe histórica por aqui no Blog pra explicar um pouquinho mais a influência desse Império na região do leste europeu.
Principalmente por que já falamos sobre a viagem sobre as capitais dos países que deram origem a esse império, Viena e Budapeste da Áustria e Hungria, respectivamente.
Tendo seu início lá em 1867 e acampando em 1918 com o fim da Primeira Guerra Mundial, teve influência em outros países que faziam parte desse Império como a República Tcheca e Eslováquia por exemplo e alguns outros.
Sobre a História
Como de costume é nesse momento que eu meio que faço um resumão com um apanhado de fatos que culminaram no resultado que vemos hoje.
Até porque o objetivo aqui não é ter uma aula de história, mas sim pra você ficar por dentro dos fatos e entender melhor os “porquês” de quando estiver por lá
Então vamos lá.
Ainda no meado dos anos de 1800, a Europa não era bem isso que conhecemos hoje.
As grandes nações como Alemanha e Itália ainda não estavam unificadas.
Eram subdivididas em pequenos reinos independentes.
E ainda influenciados pelas ideias napoleônicas de conquistar, expandir e unificar seus reinos, sucessivas guerras vinham acontecendo da região.
Muitas delas foram enfraquecendo uma das maiores delas, a Coroa Austríaca.
Se vendo nessa situação e tendo ainda como aliada, porém nem tanto a Coroa Húngara, que achava que a galera austríaca tava deixando ela meio que de lado…
Firmou constitucionalmente um acordo que uniriam as coroas de forma que mantivessem as suas respectivas independências em determinados assuntos.
Esse acordo ficou conhecido como o “Compromisso austro-húngaro”… caso você ouça esse termo no ônibus do Viena Pass.
A união deu tão certo que logo depois, o então império, se aliou aos Impérios Russo e da Alemanha, fazendo então a “Liga dos Três”.
Mas logo foi desfeita porquê os Alemães eram mais fechamento com os Austríacos e tava rolando também uma disputa de interesses entre eles e os russos em uma região em comum.
E foi basicamente isso que pouco a pouco causou o declínio do Império.
As alianças eram muitas e a queda do Império Otomano deixou muitas regiões em instabilidade.
E um país tinha aliança com outro, e as alianças funcionavam assim…
Mexeu com ele… mexeu comigo!
E quando se viu o continente estava cercados de pequenos conflitos que culminaram em outros cada vez maiores e quando se pode perceber toda a Europa se viu inserida em algo de proporções sem precedentes… que hoje conhecemos como a Primeira Guerra Mundial.
Resumão do Resumão
Vamos lá, isso já ouvimos nas aulas de historia então eu vou só relembrar.
Um cara lá da Servia matou o Arquiduque Austríaco e a esposa dele, o que fez o Império declarar guerra a Servia.
Mas a Servia tinha aliança com França e recebeu apoio da Russia nesse conflito.
Mas lembra do “Mexeu com ele… mexeu comigo” a Alemanha era aliada da Império que também entrou na briga mais com os Franceses (já que eles fazem fronteira um com o outro)
E nisso quando se viu entrou todo mundo (da Europa)… mas aqueles países que já queriam uma certa autonomia e passaram a pedir por independência.
Ambos os lados estavam enfrentando grandes dificuldade por conta dos conflitos, principalmente no abastecimento das tropas e número dos seus efetivos.
Até que tudo isso mudou quando os Estados Entraram na parada!
Trazendo suas tropas “descansadas”, ao contrário da galera que já tava lá no conflito e um baita reforço nos suprimentos das tropas.
Onde temos então o fim do Império e a independência de outros países como a da Hungria e a criação de outros como a Tchecoslováquia.
Por hoje é só essa vibe histórica aqui do blog, mas você pode acompanhar mais por aqui e a gente continua essa conversa, vamos!?
